Posted on Deixe um comentário

Água: um recurso indispensável para o homem e o meio ambiente

Usamos todos os dias para lavar, cozinhar, regar as plantas e acima de tudo bebemos para nos hidratar e manter inalteradas todas as nossas funções vitais. A água, aliás, além de ser o constituinte do corpo em maior quantidade (somos feitos a 70% da água, e em crianças a porcentagem é ainda maior), é essencial para o corpo porque faz os nutrientes assimilarem, mantém em equilibra temperatura e pressão, elimina resíduos e toxinas e atua como lubrificante e amortecedor nas articulações e tecidos.Nossa sobrevivência está tão ligada a este precioso elemento que os Centros de Controle de Doenças e sua prevenção recomendam beber pelo menos oito copos todos os dias (mas em certas situações o corpo pode exigir ainda mais, por exemplo quando está quente, você pratica esportes ou faz trabalhos pesados). Beber é, portanto, importante, na verdade essencial, para manter o “equilíbrio hídrico” da renda e da despesa em perfeito equilíbrio. Também porque o sinal da sede chega tarde, quando já está ligeiramente desidratado, e é bom saber que, mesmo que uma leve perda de líquidos afete todo o organismo em diferentes níveis. Por exemplo, com uma perda igual a 1% do peso, os desempenhos físico e intelectual são mais difíceis; se for igual a 2%, a termorregulação é afetada; a 5% (então acima do limiar de desidratação, que é de 3%), sintomas como cãibras, fraqueza, tontura, dor de cabeça, taquicardia, hipotensão, irritabilidade ocorrem. Ao aumentar a escassez de água até o limite de 10%, a desidratação envolve alterações no sistema nervoso central que podem colocar a pessoa em perigo de vida.


O valor das águas termais

Mais e mais estudos científicos que demonstram a validade das águas termais curativas, de propriedade em parte já conhecida há milênios, embora apenas nos últimos anos tem sido destacada, para cada tipo, o amplo espectro de ação biológica específica, particularmente eficaz para o tratamento de várias doenças, como artrite reumática, otorrinolaringologia, doenças respiratórias, dermatológicas, vasculares e ginecológicas. O salsobromoiodic água sulfuroso, especificamente, desempenha acções importantes no sistema respiratório, sendo anti-inflamatória, anti-oxidante, mucolítico, anti-séptico, hidratante, estimulando e normalização para o funcionamento das membranas mucosas das vias respiratórias. Usado para balneoterapia térmica, é benéfico para a pele e dá uma sensação imediata de bem-estar e relaxamento.

A água é preciosa, dicas para salvá-la

Por ocasião do Dia Mundial da Água, em 22 de março, a Sociedade Italiana de Medicina Ambiental (Sima) elaborou o decálogo da Água da Família. Água da casa, qualidade e poupança, para aumentar a conscientização sobre o uso deste recurso precioso e fornecer conselhos úteis para garantir a qualidade em nossas casas. Entre os bons hábitos para evitar o desperdício: prefira o banho à banheira e reduza o tempo sob ela; feche as torneiras enquanto escova os dentes ou o rosto ou faz a barba; equipar as torneiras em casa com um derrame e usar máquinas de lavar roupa e louça apenas quando estiverem totalmente carregadas; evite a descarga contínua do vaso sanitário e prefira a lavagem com um botão de fornecimento duplo; verifique a ausência de vazamentos das torneiras ou do tanque do vaso sanitário; não exagere o consumo de

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *