Posted on Deixe um comentário

Efeito yo-yo: o que é e como combatê-lo

efeito yo-yo: o que é e como combatê-lo
Você sempre esteve em uma dieta , agora você perdeu a conta de quantos você seguiu, perder peso e recuperar imediatamente todos os quilos perdidos . É o efeito yo-yo : o que é e como você pode lutar contra isso?

Luca Piretta , nutricionista da Melarossa e SISA explica isso .

O efeito yo-yo (ou acordeão ou peso de ciclismo) – é uma oscilação de peso extra e menor que é observado em pessoas que seguiram dietas de baixas calorias repetidas alternadas com períodos de regime livre.

Em outras palavras, periodicamente seguir dietas de baixa caloria , alternando com períodos de regime “normal” e sem controle, faz com que seu peso diminua e aumente . Suba e desça, como um ioiô. Muitos sacrifícios sem grandes benefícios!

Um círculo vicioso
Quando você tenta perder peso seguindo uma dieta muito restritiva , seu corpo retarda suas atividades para economizar energia, mas quando você começa a comer normalmente, você precisa se reajustar ao novo regime e para isso ele precisa de grandes quantidades. O resultado é que você engorda rapidamente , com a adição de alguns quilos extras! Você se coloca em uma dieta e … a história se repete!

Q sua é a consequência de educação nutricional pobre . Então vamos lá, o que você está esperando? Siga o nosso conselho e aprenda a comer bem !

Como sair do efeito ioiô
Você vive a dieta como um sacrifício ? Você pode ser vítima do efeito yo-yo: assim que terminar a dieta controlada , você tentará se recompensar comendo tudo o que você negou. Luca Piretta revela o segredo para sair do círculo vicioso do efeito yo-yo: ” A educação alimentar deve ser alcançada e mantida . Como todas as formas educacionais, não tem fim. A dieta deve ser modulada e modificada de acordo com as necessidades da idade de desenvolvimento, da atividade esportiva , do período hormonal ou de situações estressantes , mas deve sempre seguir regras para usufruir dos benefícios para a nossa saúde “.Aceite seu corpo , então, reconheça os limites do seu metabolismo e certifique-se de que a dieta é exatamente adaptada às suas necessidades.

Clique aqui , saiba tudo sobre o metabolismo e as dicas para reativá-lo .

Efeito yo-yo para neutralizá-lo: nunca pule refeições
Você quer mostrar aquele lindo vestido que comprou há um ano, mas o zíper não fecha. Então decida: vou pular as refeições, só para voltar. Nada poderia estar mais errado! Pular o almoço ou jantar tem o efeito de uma dieta drástica. E então, com a fome, você se encontra na geladeira. A recuperação do peso é garantida … e também o efeito ioiô!

Clique aqui e ouça o conselho do nutricionista: 5 refeições por dia para perder peso.

Carboidratos, proibidos de eliminá-los
Não há alimentos ou combinações de alimentos que promovam o efeito yo-yo, mas provavelmente a abstenção prolongada e radical dos carboidratos pode levar a um estado de abstinência que com o tempo leva mais facilmente a parar a dieta e tentar compensar a falta de doce .

Clique aqui e descubra porque os carboidratos são importantes em sua dieta.

Pratique esportes para perder peso
Quando você come uma dieta, o peso é um valor indicativo . Na verdade, o treinamento constante permite não apenas manter seu sistema cardiovascular em forma, mas também tonificar sua massa magra e “transformar” a massa adiposa em músculos. A massa gorda ocupa mais espaço do que a massa magra de modo que, para o mesmo peso, uma pessoa tônica é mais magra na figura em comparação a uma sedentária. Mais do que a escala, portanto, tome como peso de referência e centímetros de roupa. Continue com dieta e treinamento e não desanime se o peso não diminuir como você espera: você verá que seu corpo certamente terá uma aparência mais magra .

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *