Posted on Deixe um comentário

É verdade que uma dieta livre de gordura faz você perder peso?

dieta sem gordura: perde peso?
Dieta sem gordura para perder peso mais rápido? Se você decidiu perder peso e pensar em eliminar as gorduras, está errado! As gorduras são importantes para a sua saúde e também para uma dieta : o importante é saber como dosar e escolher as mais adequadas para o seu corpo.

Pedimos a Luca Piretta, nutricionista de Melarossa, que lhe explicasse por que uma dieta sem gordura não é a melhor escolha quando se quer seguir uma dieta saudável e equilibrada. Leia as dicas dele!

Clique aqui e escreva para Luca Piretta para lhe pedir conselhos sobre sua dieta .

Dieta livre de gordura: porque é uma escolha errada
As gorduras são uma parte fundamental de uma dieta equilibrada. Ele tende a aboli-las ao fazer uma dieta de perda de peso, porque eles são os macronutrientes que fornecem o maior número de calorias (9 kcal / g) do que os hidratos de carbono (3,75 kcal / g) e proteína (4 kcal / g). Mas esquecemos que as gorduras são essenciais para a vida por muitas razões:

Todas as células são revestidas com gorduras para promover a fluidez da membrana e permitir a entrada e saída de substâncias e a transmissão de sinais.
As gorduras contêm algumas vitaminas lipossolúveis, como A, DE e K.
Muitas moléculas anti-inflamatórias são sintetizadas pelas nossas células a partir de gorduras.
Mesmo o colesterol é essencial para permitir a síntese de várias substâncias importantes, como a cortisona, sais biliares e hormônios sexuais.
Gorduras boas e gorduras ruins
Gorduras boas e más gorduras existem na nutrição adequada. Mas esses papéis não devem ser identificados com gorduras animais e vegetais. Eles podem ser bons ou ruins, ambos.

As gorduras ruins são gorduras saturadas e colesterol e são encontradas principalmente em queijos e salsichas . Mas eles não são alimentos para banir completamente, mas devem ser consumidos com moderação.

Gorduras boas são encontradas em peixes e azeite de oliva e seu consumo é recomendado mesmo se você sofre de colesterol alto e diabetes .

Gorduras animais e gorduras vegetais: as diferenças
Gorduras animais são mais ricas em ácidos graxos saturados e colesterol. Se você come demais, eles são ruins para sua saúde.

Algumas gorduras vegetais também podem ser perigosas para a saúde, especialmente as tropicais ( como o ácido palmítico ou o ácido mirístico ). Essas gorduras são consideradas perigosas porque estão relacionadas a uma maior incidência de doenças cardiovasculares .

Clique aqui e leia para ter um coração saudável, aprenda a comer bem .

dieta sem gordura: quantidade de gordura em uma dieta
Gordura dietética: em que quantidade
A proporção de gordura considerada ideal para uma dieta correta corresponde a 30% do total de calorias da dieta . Mas, como dissemos que nem todas as gorduras são iguais, esses 30% devem ter sua própria identidade específica: 12% devem ser compostos de ácidos graxos monoinsaturados , 8% de gorduras saturadas e 10% de gorduras polinsaturadas .

Os ácidos graxos trans devem sempre ser evitados e o colesterol dietético não deve exceder 300 mg por dia.

Se você quer perder peso: é melhor uma dieta sem gordura ou pode continuar a tomá-los? Mesmo aqueles em uma dieta devem consumir gorduras, porque eles desempenham um papel fundamental em permitir a ingestão de vitaminas lipossolúveis .

Precisamos reduzir a quantidade para diminuir o valor calórico da dieta , mas é errado e contraproducente aboli-la completamente. Algumas gorduras, como o azeite, também desempenham um papel importante no fornecimento de polifenóis e antioxidantes , como a vitamina E.

A melhor maneira de consumir gordura é crua porque gorduras com altas temperaturas produzem muitos radicais livres e outras substâncias tóxicas .

Alimentos que contêm mais gordura: o óleo é composto de 99% de gordura. Mais que manteiga, mas são gorduras mais saudáveis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *