Posted on Deixe um comentário

Apnéia do sono: sintomas diferentes em crianças, que devem ser reconhecidos

Os distúrbios obstrutivos do sono (incluindo apnéia) também afetam as crianças. As causas são diferentes e existem tratamentos, desde que a patologia seja identificada precocemente. O ponto com um especialista.

Artigos
Relacionados
Pessoas que sofrem de apnéia do sono são mais propensas a doença de Alzheimer
Pessoas que sofrem de apnéia do sono são mais propensas a doença de Alzheimer
Os benefícios para a saúde da apnéia
5 equívocos sobre fadiga
Como não parecer cansado quando você não está usando maquiagem
Para lutar contra o cansaço, pratique esportes!
Os adultos não são os únicos afetados por distúrbios respiratórios obstrutivos do sono (incluindo a apneia do sono ). “Cerca de 5% das crianças são afetadas, mas muitos não são diagnosticados” , explica o Dr. Annick Andrieux, pneumo-pediatra Exploração do Pólo de apnéia do sono Clínica Bel Air em Bordeaux e especialista em distúrbios obstrutivos do sono respiratória na criança. Por quê? Por falta de consciência dessas patologias pediátricas e por causa de sintomas específicos, mas pouco conhecidos.

Distúrbios respiratórios obstrutivos, o que é isso?
Esses distúrbios abrangem vários graus de gravidade:

Ronco primário é o menos grave. A criança ronca ou respira ruidosamente durante a noite. Não há obstrução das vias aéreas, mas a qualidade do sono já está comprometida.
hipopneia : as vias aéreas estão parcialmente fechadas, os esforços respiratórios são observados, os micro despertares e a oxigenação são perturbados.
apneia do sono : esta é a fase mais avançada. As vias aéreas estão completamente bloqueadas, muito brevemente, a respiração é cortada: “As apnéias não são tão prolongadas quanto as do adulto”, continua o dr. Andrieux. A qualidade do sono é fortemente alterada, não é um recuperador.
“Na maioria das vezes, a progressão de um estágio para outro é muito progressiva, por isso é importante que a criança seja examinada antes da apnéia do sono, se possível”, recomenda o pneumologista. .

As causas desses distúrbios
No caso de uma criança “com boa saúde”, a principal causa de obstrução é o nariz entupido : “Nas crianças mais jovens, os distúrbios começarão com rinossaringite recorrente” , a criança tem um nariz entupido. cronicamente e respirar pela boca à noite. A obstrução das vias aéreas também pode ser causada por:

hipertrofia de adenóides;
hipertrofia das amígdalas;
de alergias ;
um excesso de peso ou obesos.
Como resultado do nariz entupido, a respiração bucal durante o sono pode se tornar uma causa de distúrbios respiratórios obstrutivos. Mesmo que a criança se recupere de sua rinofaringite, por exemplo, ele manterá o reflexo para dormir com a boca aberta. Por que isso é um problema? “Com a boca aberta, a deglutição natural é perturbada durante a noite e a língua permanece muito baixa, não adere ao palato como deveria”, diz o especialista. A ausência de mobilização e a má deglutição provocam um crescimento defeituoso dos maxilares inferiores e superiores, responsáveis ​​por possíveis distúrbios respiratórios durante a noite.

Transtornos do sono obstrutivo: sintomas específicos em crianças
Devemos distinguir os sintomas da noite (fácil de detectar), sintomas que ocorrerão durante o dia (menos específicos e, portanto, mais difíceis de apreender).

Durante a noite, a criança:

tem um sono agitado, se move muito;
ronca ou respira alto pela boca;
pode experimentar vários despertares noturnos sem nenhuma razão específica (nenhum ruído repentino ou pesadelo);
quente, suar muito;
tem uma posição típica de dormir: o pescoço esticado para trás, para procurar ar.
Durante o dia, ele ou ela:

mantenha sua boca aberta;
tem dificuldade em acordar, está mal-humorado, mal-enlouquecido;
dá a impressão de que a noite foi muito curta enquanto o número de horas de sono é respeitado;
pode estar cansado e calmo no início do dia e depois começar a ficar mais agitado então, à medida que a fadiga aumenta: “Está na hipertonicidade motora” , especifica o Dr. Andrieux. “Ele tem dificuldade em acompanhar, foco, dificuldades de atenção, flutuação …”
No final do dia, a criança pode “explodir”: ” Ele pode ser impulsivo, agressivo, irritado … Por causa de uma energia excessiva para ajudá-lo a manter enquanto ele está tão cansado.”
É claro que, dependendo da gravidade dos distúrbios durante o sono, a criança pode estar tão cansada pela manhã que nem mesmo passará por uma fase “calma”. Ele vai ficar puto quando acordar e seremos confundidos com uma criança “hiperativa”. Dr. Andrieux recomenda fortemente que os pais “monitorar o sono do seu filho” , ouvi-lo respirando com dificuldade, a boca aberta, observando que é muito agitado ou se verificar … “Uma vez que o A criança está na cama e dorme, muitas vezes não nos atrevemos a voltar ao seu quarto, mas é muito importante conhecer a qualidade do seu sono. “

Quais tratamentos para distúrbios respiratórios obstrutivos em crianças?
“Já é essencial dizer aos pais que esses distúrbios podem ser curados e curados. Isso não acontece com frequência na idade adulta”, diz Annick Andrieux. O especialista detalha estes tratamentos que são, a princípio:

uma lavagem diária do nariz com produtos adaptados (isto também se aplica a crianças que não estão doentes);
tratamentos medicamentosos podem ser prescritos caso a caso (anti-alérgico, ou anti-inflamatório local).
“Se o tratamento com drogas não funcionou, então consulte um otorrinolaringologista , aconselha o Dr. Andrieux, que pode eventualmente propor uma solução cirúrgica para remover a vegetação e / ou amígdalas, se necessário . A operação deve ser complementada por reabilitação com um fisioterapeuta especializado para restaurar uma boa respiração nasal, um bom fechamento da boca durante a noite e um bom tom da língua. Muitas vezes, também será necessário considerar o tratamento ortodôntico para recuperar o retardo de crescimento das mandíbulas.

Finalmente, “em crianças maiores e quando a escola ou repercussões comportamentais da fadiga é importante, tratamento com PCC noturno (ou pressão nasal positiva contínua, pequena máquina que respira ar para dentro do nariz com um pequeno máscara) pode ser proposto, esperando que os outros eixos de processamento sejam bem sucedidos ” . A Dra. Annick Andrieux quer esclarecer aos pais que “o tratamento com PCC é apenas transitório em crianças, ao contrário dos adultos” . Eles devem sempre ser complementados com fisioterapia lingual, ortodontia e perda de peso quando necessário.

Quem contatar?
As crianças tratadas por seus distúrbios do sono relacionados à respiração obstrutiva geralmente vêem sua vida diária melhorar consideravelmente. Os parentes devem estar atentos a esses sinais bastante específicos durante o dia, crianças muito cansadas que se tornam cada vez mais irritadiças à medida que o dia avança. “Não hesite em falar com Pediat r e, ou o médico assistente aconselha o especialista , mas não podem ser treinados para oferecer um suportado” . No entanto, ele pode ser capaz de encaminhá-lo para outro especialista em sono perto de você. “Há apenas dois centros de referência na França sobre o sono da criança, eles estão em Paris e Lyon,conclui Dr. Andrieux. Mas redes de profissionais de saúde multidisciplinares e locais estão se organizando cada vez mais na área para cuidar dessas crianças o mais cedo possível e mais adaptadas “.

Agradeço à Dra. Annick Andrieux, pneumo-pediatra do Pólo de Exploração da Apnéia do Sono da Clínica Bel Air em Bordeaux, especialista em distúrbios obstrutivos do sono em crianças, por suas respostas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *